quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Atentado terrorista deixa morto e feridos em Barcelona

Ao vivo


Dezenas foram atropelados por van na cidade espanhola; siga em tempo real:

Resumo

  • Van atropelou pessoas nas Ramblas, região turística do centro da cidade
  • Há 1 morto e 32 feridos -10 graves; não há relato de brasileiros entre vítimas
  • Policiais estão em busca do motorista; haveria 2 presos

Acompanhe

Continua depois da publicidade
O presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu sobre o ataque: "Os EUA condenam o ataque terrorista em Barcelona, Espanha, e vão fazer todo o necessário para ajudar. Sejam durões e fortes, nós amamos vocês!"
VÍDEO - Polícia trata atropelamento em Barcelona como ataque terrorista
Polícia trata atropelamento em Barcelona como ataque terrorista
O suspeito teria postado, em um perfil no Facebook, um vídeo antissemita, afirmando que existe uma "conspiração global" dos judeus para dominar o mundo.
Testemunhas brasileiras relatam que o ataque em Barcelona foi seguido de correria e pânico, além de um bloqueio quase total da cidade.
A professora de Comércio Internacional, Patrícia Cristina dos Santos Amaral, 32 anos, de Curitiba
A professora de Comércio Internacional, Patrícia Cristina dos Santos Amaral, 32 anos, de Curitiba
Segundo o “La Vanguardia”, duas pessoas teriam sido detidas em relação com o atentado. Uma delas foi identificada como Driss Oukabir Soprano, morador de Ripoll, a cerca de 100 km de Barcelona, e natural de Marsella. 
O Itamaraty informou, em nota, que está em contato com o consulado brasileiro em Barcelona para conseguir mais informações sobre o incidente. Até o momento, o Ministério de Relações Exteriores não tem registro de brasileiros entre as vítimas. O consulado brasileiro na cidade está em contato com as autoridades locais. 
"Terroristas do mundo todo deveriam saber... os Estados Unidos e nossos aliados estamos decididos a achá-los e levá-los ante a justiça", afirmou o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.
A associação Elite Táxi de Barcelona está evacuando as pessoas que estão na região das Ramblas de forma gratuita após o atentado. O porta-voz da associação disse à EFE que os táxis estão se aproximando o máximo possível da região e que os cidadãos e turistas devem usá-los para ir a suas casas ou hotéis. 
A segunda van relacionada ao ataque foi localizada na cidade de Vic, a cerca de 60 km ao norte de Barcelona.
Continua depois da publicidade
Testemunhas relataram à imprensa local ter visto pelo menos duas pessoas na van envolvida no atropelamento.
Testemunhas no Twitter relatam uma perseguição de carros. Um agente teria sido atropelado. Não há confirmação oficial.
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, também ofereceu condolências pela morte em Barcelona, disse que os EUA estão prontos para auxiliar as autoridades espanholas, e afirmou que o país está pronto para achar os “terroristas ao redor do mundo”.
Autoridades informaram que uma segunda van relacionada ao atentado em Barcelona foi localizada em Vic, segundo a Reuters.
O governo mexicano também condenou o atentado em Barcelona. “O México reitera sua rejeição ao terrorismo em todas as suas formas e manifestações”, disse o governo em um comunicado. 
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, ofereceu ajuda à Espanha devido ao ataque em Barcelona, segundo a Reuters.
Imprensa local divulga foto de suspeito:
A primeira-dama dos EUA, Melania Trump, publicou mensagem no Twitter se solidarizando com a situação em Barcelona. "Pensamentos e orações para Barcelona".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALTERAÇÕES NAS CONTRIBUIÇÕES AO IPSM (INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR MILITAR) texto do Sargento CASSIMIRO.

  Texto de Cláudio Cassimiro Dias ( Sargento CASSIMIRO ). Data: 15 de abril de 2024. As 16:30 horas.   O Instituto de Previdência do...